Plástico Biodegradável está pronto para escala industrial

Foto: Divulgação

O Biocycle, plástico biodegradável feito com açúcar de cana pela empresa PHB Industrial está sendo produzido em escala piloto há mais de dez anos. Mesmo o domínio da tecnologia para fabricação de vários produtos a partir do polímero de cana, não foi possível tornar o custo do material, cometitivo o suficiente para colocá-lo no mercado através de produção em escala industrial.

Iniciada nos anos 1990, a história do Biocycle remonta à época em que a Cooperativa dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Copersucar) procurava produtos que pudessem ser fabricados em usinas de açúcar e, que não fossem commodities. Uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e com o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), a Copersucar conseguiu produzir o polihidroxibutirato (PHB), um polímero da família dos polihidroxialcanoatos (PHA) com características físicas e mecânicas semelhantes às de resinas sintéticas como o polipropileno, usando apenas açúcar fermentado por bactérias naturais do gênero alcalígeno. O material pode ser usado na fabricação de embalagens, especialmente destinado àquelas que são de difícil reciclagem, como alguns alimentos, cosméticos e outros produtos oleosos. Com um pouco mais de investimentos e o canal certo, o produto pode chegar ao mercado, através de produção industrial.

O engenheiro de desenvolvimento da PHB Industrial, Roberto Nonato, o caminho mais curto para levar o Biocycle ao mercado seria uma parceria com a indústria petroquímica, mas existe muita dificuldade na conversa entre “o pessoal do petróleo e o pessoal do açúcar”, falou Roberto Nonato durante sua apresentação no workshop Produção Sustentável de Biopolímeros e Outros Produtos de Base Biológica, evento foi realizado na sede da Fapesp, em São Paulo – SP. Leia mais

Com informações de Agrosoft Brasil

Anúncios

Sobre Oraide Woehl

Dra. em Ciências Naturais pela Universidade Johannes Gutenberg, Mainz - Alemanha, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná, Bióloga. Atua como pesquisadora das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense - Setor Biotecnologia Agrícola e Florestal.
Esse post foi publicado em Biotecnologia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Plástico Biodegradável está pronto para escala industrial

  1. gold price disse:

    Há mais de dez anos, a empresa PHB Industrial produz em escala piloto o Biocycle, um plástico biodegradável feito com açúcar de cana. Apesar de dominar a tecnologia para fabricar diversos produtos com o polímero e para tornar seu custo competitivo quando comparado ao do plástico convencional, a empresa ainda não conseguiu elevar sua produção a uma escala industrial.

  2. gold account disse:

    Agência FAPESP – Há mais de dez anos, a empresa PHB Industrial produz em escala piloto o Biocycle, um plástico biodegradável feito com açúcar de cana. Apesar de dominar a tecnologia para fabricar diversos produtos com o polímero e para tornar seu custo competitivo quando comparado ao do plástico convencional, a empresa ainda não conseguiu elevar sua produção a uma escala industrial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s