Ao completar 125 anos, Instituto Agronômico descobre quantidade expressiva de isoflavona no feijão

Feijão IAC Formoso contém índices elevados de isoflavonas. Foto: Stock.XCHNG

O feijão é um dos alimentos mais tradicionais na mesa do brasileiro e, é uma das fontes principais de proteína para a população. Tido como um alimento com teores inexpressivos de isoflavonas, se comparado a soja, o feijão da variedade IAC Formoso desmente essa fama. A isoflavona é um ácido capaz de prevenir doenças coronárias e crônicas, além de ser utilizada na reposição hormonal pelas mulheres.

Em sua comemoração de 125 anos, ocorrida no dia 27 de junho de 2012, o Instituto Agronômico de Campinas – SP apresentou resultados inéditos no mundo, destacando a presença da isoflavona no feijão IAC Formoso, com 10% da isoflavona encontrada na soja e 20% a mais de proteína que outras variedades de feijão.

Com estas descobertas se abrem novos horizontes de pesquisas sobre alimentos enriquecidos, podendo resultar em maior valor agregado ao feijão. Leia mais

Com informações de Agrosoft Brasil

Sobre Oraide Woehl

Dra. em Ciências Naturais pela Universidade Johannes Gutenberg, Mainz - Alemanha, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná, Bióloga. Atua como pesquisadora das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense - Setor Biotecnologia Agrícola e Florestal.
Esse post foi publicado em Referência em Genética e Melhoramento Vegetal e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário